segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Planejamento Semanal (Rotina)


Olá Mamães...

Como recebo muitas perguntas e dúvidas de como fazer e como funciona essa Rotina Familiar que postei no Instagram e Facebook, resolvi que seria o primeiro assunto a ser abordado aqui no Blog.

Eu como vocês puderam ver no Face, adoro tudo extremamente organizado, no papel, com horários e rotinas, afinal sou sistemática e pra mim só funciona assim, maaas adivinheeem Mamães... No Sábado fui comprar o material escolar dos meus filhos e encontrei um Painel de Planejamento Semanal, achei o máximooo, comprei e trouxe em primeira mão para vocês verem...

Já aderi a ele também, super prático, e para quem não quer perder muito tempo e fazer uma Planilha, esse painel já está prontinho para você começar a sua rotina e acreditem as crianças adoraaam participar da construção da rotina. 

Link da Loja: http://www.kalunga.com.br/

Como fazer sua própria Rotina:

-Primeiro estipule os 3 horários mais importantes da sua casa: Hora de acordar, almoçar e Dormir. (Se as crianças já estiverem na escolinha, defina um horário para ela acordar e que de tempo para ela tomar um bom café de manhã com você.)

- Após o Almoço é sempre legal fazer a hora do soninho, eu costumei meus filhos a dormirem das 13:00 ás 14:00(no máximo 14:30), para eles é ótimo.

- Acho importante também que eles tenham algumas tarefinhas no decorrer do dia, que na verdade nada mais são do que hábitos que podemos inserir no dia a dia. Ex: Levar roupa suja no cesto, levar a louça suja na pia, guardar os calçados no lugar correto, lugar de lixo é no lixo e por ai vaiiii...

- Definir horários para Brincar e assistir TV. Esse assunto sempre é mais polêmico, pois muitos pais acham absurdo definir horário para brincar, porém eu NÃO ACHO, penso que os horários devem ser definidos SIM, não por que o tempo da brincadeira é cronometrado, mas, para que não se deixe de brincar realmente, pois muitos pais simplesmente se o filho estiver quieto ou sem fazer bagunça, esquecem que o filho está em casa... A hora de brincar deve ser levada a sério, e os Pais devem siiim participar de algumas brincadeiras, pois essa interação é fundamental para seu filho, ele se sentirá mais importante, mais amado e muito mais seguro no meio social.

- Geralmente o Papai trabalha fora, e costuma não ter muito tempo com os filhos, neste caso é legal definir com o Papai um horário para que ele possa brincar com as crianças, curtir esse momento entre Pai e filhos e queeem sabe nesse momento você poderia fazer sua horinha da beleza (adoroo hahaha, sobre isso falarei mais em outro post).

- Hora de Dormir: esse horário deve ser levado á sério, pois é recomendado que toda criança durma pelo menos 8 horas, ainda mais quando já estão na fase escolar e que dormir mal influência muito no seu rendimento escolar, então Mamães quando definir um horário tente sempre cumprir ele, e deixe então para os finais de semana as exceções.



  

Enfim Mamães, EDUCAR pode parecer fácil na teoria, mas na prática exige muita paciência, amor e dedicação. De nada adianta um monte de regras e rotinas se você  não estiver disposta a ser o EXEMPLO para seu filho.

Espero ter ajudo vocês de alguma forma e caso tenham dúvidas ou sugestões, estou a disposição no e-mail: Juli.Lanser@hotmail.com

Beijos

7 comentários:

  1. Adorei sua organização Juli!!! Parabéns!!! Como professora de crianças com idade de 5 anos, tbm organizo rotinas e horários, pois são fundamentais para eles se organizarem tbm... Mais uma vez, parabéns pela sua iniciativa aqui!! Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello, Dani,

      Será que poderíamos trocar as experiencias disponibilizando o material utilizado na rotina para as crianças. Esqueci de comentar, sou pai de duas meninas de 5 e 6 anos. Elas estão nos deixando loucos!!! (eu e minha esposa)

      Obrigado!!!

      Excluir
  2. Olá Juli... Parabéns pela organização e pela iniciativa que o seu trabalho sirva de exemplo e de ajuda para várias mamães.
    Bjusss

    ResponderExcluir
  3. OI JULI, AMEI...
    OBRIGADA FOI MUITO ÚTIL PRA MIM,
    ERA O QUE EU ESTAVA PROCURANDO.
    BJS
    ÉRIKA

    ResponderExcluir
  4. Meus parabéns, Juli,

    Excelente sua matéria e já faz algum tempo que procurava algo mais real/mais palpável e seus exemplos vieram totalmente ao encontro. No entanto, pretendo não só criar uma rotina para minhas duas filhas (5 e 6 anos), como também para toda a família. rsrsrsrrsr Neste caso, haveria possibilidade de você me encaminhar um exemplo como o postado por você no blog? É que salvando o arquivo, a visualização não fica muito boa.. heheheheheh

    Obrigado, um abraço e sucesso!!!

    Mais uma vez, meus parabéns!!! (alexfernandess@gmail.com)

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde,aonde você comprou esses adesivos de regras???

    ResponderExcluir