sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Diferenças entre Shampoo Transparente, Perolado e Leitoso. Qual tipo certo de Shampoo para seu Cabelo???

Olááá Meninas...

É muito comum chegarmos no Supermercado e ao nos depararmos com a infinidade de Shampoos a nossa disposição, ficamos em dúvida sobre qual comprar, e muitas vezes  achamos que um shampoo de ótima qualidade pode fazer maravilhas pelos nossos cabelos pois foi assim também com o cabelo de uma amiga ou conhecida nossa, mas ao usá-lo o resultado não é tão bom quanto o esperado. Ou pior, o cabelo fica pesado e sem brilho. Isso já aconteceu com você?

Foi pesquisando mais sobre o assunto, testando vários produtos (depois de detonar meu cabelo com colorações consecutivas), que descobri que o problema pode estar na densidade do shampoo, e que o mesmo pode não ser adequado ao meu tipo de cabelo. 
Existem, basicamente, três tipos de shampoos: o leitoso, o perolado, o transparente e Anti-Resíduos. Cada um possui propriedades específicas, sendo recomendados para diferentes tipos de cabelos. Existem também variações desses tipos, que se dividem em anti-resíduos, tratamento de cor, dois em um, e outros... Mas nosso foco hoje será apenas nos 4 tipos mais comuns.
Transparente
Os shampoos transparentes são bastante indicados para a limpeza dos fios e do couro cabeludo. Esse tipo geralmente é mais neutro, podendo ser totalmente sem cor ou com outras tonalidades.
O shampoo transparente pode ser usado para todos os tipos de cabelo, principalmente os oleosos, que necessitam de lavagens mais frequentes. Mas é preciso ter cuidado para não ressecá-los, cuidando sempre com a hidratação na sequência, que deve ser feita com um condicionador adequado.
É possível também usar o produto transparente para a limpeza e depois aplicar outro shampoo de textura leitosa ou perolada para tratar e hidratar os fios.
Na hora de lavar os cabelos, dependendo da necessidade, aplique uma ou duas vezes o shampoo transparente, enxaguando bem. Depois é só usar a opção de tratamento indicada para o seu tipo de cabelo e o condicionador em seguida.

Perolado ou translúcido
O shampoo perolado ou translúcido também pode ser usado diariamente, pois ele possui uma boa capacidade de limpeza, mas não igual ao transparente, e um nível intermediário de hidratação.
Esse tipo é indicado para cabelos secos, normais e de oleosidade moderada. Quem tem os cabelos muito oleosos vale uma lavagem antes de aplicar o perolado com um shampoo transparente para retirar bem o sebo e o aspecto pesado.

Leitoso
Com uma capacidade hidratante mais elevada, o shampoo leitoso é mais denso e trata os fios de forma mais completa.
Quem utiliza esse tipo com frequência, é importante usar um shampoo de limpeza (transparente) pelo menos uma vez por semana para limpar mais profundamente os fios e o couro cabeludo. Lembrando que o produto leitoso não é indicado para cabelos oleosos, pois pode deixá-los mais pesados.
Os tipos de cabelos mais beneficiados com a textura do shampoo leitoso são os secos e tingidos, principalmente quando os produtos contêm ingredientes ativos que hidratam e nutrem os fios.

Anti-resíduos
Os shampoos anti-resíduos fazem parte daqueles de textura transparente, sendo indicado para o uso esporádico para a limpeza profunda dos cabelos. Esse tipo deve ser usado no máximo uma vez por semana por quem tem os cabelos oleosos. Para os outros tipos de fios, como os normais e mistos, o indicado é que se use a cada 15 dias. Os cabelos secos podem ser prejudicados com o uso do anti-resíduos, pois os seus ingredientes ativos de limpeza e o pH alcalino podem deixa-los ainda mais ressecados.
Dicas Complementares:
Os cabelos merecem cuidados especiais e saber escolher o shampoo certo já é um grande passo para deixá-los sempre bonitos. Por isso alguns cuidados além da escolha do Shampoo fazem toda diferença para que madeixas fiquem sempre bem tratadas:
§  Diminuir a temperatura da água para enxaguar os cabelos;
§  Evitar condicionador na raiz;
§  Evitar dormir de cabelos molhados;
§  Evitar usar muito o secador de cabelos, principalmente sob tração, como as escovas;
§  Controlar o uso da chapinha.


 Agoraaa não tem mais como errar na compra do Shampoo... Escolha o Shampoo ideal para o seu cabelo e arrase!!! 

Beijooos




4 comentários:

  1. Adorei esse post, tá bem completinho! :)
    Estou te seguindo, entra no meu também!
    Beijinhos!!

    http://gabriellemancini.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei o seu post! Uma dúvida: Como é que eu fico sabendo o tipo dos shampoos? Como que eu fico sabendo se ele é perolado, leitoso, etc.. Responda por favor! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho melhor pesquisar msmo.
      Pq os transparentes anti resíduos A embalagem já ajuda rsrrs.
      Só sei do Tresemmé

      Excluir
  3. Amei.. E estava usando muitas vezes o anti resíduos. E estava ficando estranho o cabelo, nunca que iria desconfiar que era o shampoo kkk
    Já tenho alguma noção do que usar!!!
    Ameiii💛✅

    ResponderExcluir