terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Recompensas X Educação!

Olá Mamães...


Recebi alguns e-mails de Mamães me perguntando como faço as recompensas (uma das regrinhas  também usadas pela Supernanny) para que meus filhos tenham bom comportamento, e qual tipo de recompensa costumo usar, pois bem, no post de hoje vou tentar explicar um pouco melhor essa técnica e como costumo fazer aqui em casa.

Nunca utilize a Regrinha de Recompensa como forma de comprar seus filhos, além de não dar certo, seu filho crescerá achando que o bom comportamento dele gera mimos e presentes, o que no futuro pode se tornar um grande problema.

Que tipo de recompensa oferecer?

Enganam-se, quem acha que doces, mimos, dinheiro ou brinquedos são importantes como recompensas, isso não fará diferença alguma no comportamento do seu filho (o bom comportamento só irá durar até ele enjoar do novo brinquedo ou querer algo melhor...). Não existe melhooor recompensa do que vou dar ATENÇÃO, AMOR e ELOGIOS aos seus filhos.

Gosto de agradar meus filhos pelo bom comportamento dando a eles opções de passeios especiais em família (ir ao parque, fazer piquenique, ir ao cinema...), preparar jantares especiais com a ajuda deles, e acreditem, essas atitudes fortalecem a união com seus filhos e formam um padrão de bom comportamento.

E para complementar tudo o que eu disse acima, é importante que vocês saibam que quando a criança é pequena ela não consegue entender como deve se comportar a menos que você diga a ela.

As crianças precisam saber quais são os limites de seu comportamento, ou seja, o que é aceitável ou não, por isso, mostre e diga o que espera dela. Mas acima de tudo seja o EXEMPLO para ela SEMPRE!

Enfim Mamães, qualquer atitude, maneira de educar, formas de incentivo que você for usar, faça sempre tudo com muito AMOR, diga sempre que você ama muito seu filho e que tudo o que você faz é para o BEM dele, mesmo que muitas vezes eles não entendam desta forma... Já dizia o ditado: Só se aprende a ser FILHO(A) quando se é PAI ( Mãe)... (e de certa forma é verdade, pois boa partes dos NÃOS que recebemos dos nossos PAIS foram para nosso BEM).



 "Educar é um ato de amor, e para educar crianças é necessário, sobretudo, amá-las profundamente." (Paulo Freire)

Aaaah, trouxe também um vídeo para vocês que mostra exatamente o que sempre comento sobre SERMOS O EXEMPLO, pois nossos filhos aprendem tudo com seus pais e levam esse exemplo para vida toda

Portanto, se algo estiver errado na sua vida, ou alguma referência do passado tem influenciado nas suas atitudes hoje com seus filhos, MUDE, por você e por ele...No Futuro isso fará toda diferença! 

Espero ter ajudado vocês Mamães e qualquer dúvida podem me enviar perguntas no E-mail: Juli.Lanser@Hotmail.com

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário